Impressão de Grandes Formatos


As impressoras digitais de grande formato não são novidades nas áreas de comunicação visual e gigantografia. O que há de novo é o quanto a tecnologia tem avançado em termos de velocidade, qualidade e variedade de aplicações para as quais processos digitais — ao invés de analógicos — podem ser empregados. Assim como o mercado de impressão offset tem visto a elevação na demanda por tiragens menores, pelo tempo de resposta mais rápido e por conteúdos relevantes proporcionados pela tecnologia digital, a mesma transformação está ocorrendo na área de grandes formatos. E as tecnologias para isso já estão disponíveis. A inovação também continua. 


A EFI, por exemplo, afirma que seu novo sistema de secagem à base de LEDs para a linha Vutek, chamado Cool Cure, opera na mesma velocidade que as lâmpadas UV, mas com menor consumo de energia, com capacidade de imprimir em substrato mais fino e mais barato, devido ao calor reduzido, e com menor custo em função da ausência de necessidade de substituição das lâmpadas. Scott Schinlever, vice-presidente sênior e gerente geral de soluções de jato de tinta da EFI, espera ver outros fornecedores chegando ao mercado com soluções em LED na Drupa: “Não há grandes desvantagens no uso de tratamento com LED se for feito sem comprometer as funcionalidades básicas do processo”. A FujiFilm Graphic Systems lançou um produto que poderia ser visto como um cruzamento entre a impressão comercial e o mercado de comunicação visual, a FujiFilm J-Press 720, impressora jato de tinta com alimentação a folha, no formato de 73 cm, projetada para aplicações de impressão comercial. Contudo, o tamanho da folha e a qualidade final a tornam adequada para peças menores de comunicação visual e de outros produtos de grande formato, especialmente materiais de ponto de venda. Esse tipo de abordagem pode ser uma abertura para que os impressores comerciais entrem no mercado de comunicação visual e de grandes formatos, já que a impressora também pode ser usada para fazer produtos tradicionalmente comerciais e promocionais de pequenas tiragens. Além disso, a FujiFilm é a distribuidora exclusiva de impressoras Inca Onset nos Estados Unidos e oferece sua impressora UV da série Acuity alimentada a bobina ou de mesa plana e a série Uvistar alimentada a bobina em todo o mundo. Grande parte desse avanço é impulsionado pelas necessidades do mercado. Em junho de 2011, a empresa de pesquisa InfoTrends concluiu um estudo desenvolvido para coletar mais informações sobre os compradores de produtos de grande formato. O estudo visava tanto compreender as exigências do mercado de grandes formatos quanto acompanhar as mudanças nos padrões de compras em relação ao estudo anterior, realizado em 2009. Embora este seja um estudo do mercado norte-americano, ele destaca as exigências dos compradores, que provavelmente são similares ao redor do globo. Mais de 300 compradores responderam à pesquisa, que foi a base para o estudo. O estudo revelou que banners, cartazes e placas de sinalização continuam a ser as principais aplicações em grandes formatos, com a fotografia ganhando uma fatia cada vez maior na comparação com 2009 (em 2011, 42,6% dos entrevistados relataram terem comprado aplicações de fotografia, em comparação com 30% em 2009). Desenhos, provas, bandeiras e têxteis apresentaram declínios mais acentuados, com outras aplicações permanecendo relativamente estáveis. Em média, os entrevistados afirmaram comprarem aplicações de grande formato 5,4 vezes por ano, um ligeiro aumento na frequência em relação a 2009. No estudo de 2011, o número médio de impressões por pedido foi de 36,5, um número que favorece a produção digital em comparação com processos analógicos tradicionais. Preço, qualidade e velocidade são os três fatores chave para a seleção de um prestador de serviços de impressão em grandes formatos. Em 2009, o preço foi o principal critério de seleção. Essa mudança também foi notada por Linda Bell, presidente da Inca Digital Printers, que disse: “Houve uma mudança definitiva. Os clientes estão mais familiarizados com a tecnologia e mais exigentes sobre o que eles querem que a tecnologia faça. Eles estão interessados em ter diferentes tipos de impressão e acabamento e qualidade superior no resultado comparado ao que vimos no passado. Como já têm certa expectativa sobre a velocidade, eles agora se focam menos na velocidade e mais na qualidade”. Para atender a essas expectativas a Inca introduziu recentemente impressoras de maior qualidade com menor velocidade, os modelos S20 e S40, que também oferecem escolha de acabamento acetinado, brilho e fosco. Bell acrescenta: “se você pode elevar a qualidade até níveis comparáveis ao offset, ela vai abrir um mercado ainda maior para grandes formatos”. A velocidade ainda é importante, mas a maioria dos fornecedores continua a aumentar o rendimento de equipamentos com mesas de impressão maiores e mais velozes. Schinlever, da EFI, afirma: “para as cabeças de impressão e para os pró-prios sistemas de impressão, a relação preço/desempenho está aumentando exponencialmente. Para os fornecedores de impressoras, como a EFI, a Durst, a Inca e outros, não é exagero dizer que vamos finalmente ter algo tão ou mais rápido do que uma impressora automática de serigrafia, o que fará com que soluções integradas de fluxo de trabalho passem a ser cada vez mais importantes”. Uma das descobertas mais interessantes na pesquisa da InfoTrends foi o fato de que 20% dos compradores de comunicação visual e de outras aplicações em grandes formatos têm usado os códigos QR e outros elementos interativos de mídia em seus displays e que, desses, mais de 90% planejam continuar usando esses elementos interativos. Dentre os entrevistados, 70% considerariam o uso de códigos QR ou outros elementos interativos em seus banners. Isso representa uma enorme oportunidade para as empresas que oferecem serviços de grandes formatos, tanto para educar os consumidores sobre a importância dos elementos interativos quanto para adicionar valor aos trabalhos dos clientes e gerar mais receita. Uma ameaça clara para o segmento de produtos para sinalização e banners é o surgimento da sinalização digital eletrônica, que muitos temiam que roubasse mercado da sinalização impressa. Porém, essa transição não ocorreu, de acordo com o estudo da InfoTrends. Apenas 11% dos entrevistados tinham comprado displays digitais, embora 38% indicaram que planejam fazê-lo. Essas compras, no entanto, parecem ter pouco impacto sobre impressos de grande formato, com 76% dos respondentes indicando que usam displays digitais juntamente com impressões de grande formato. 

Grandes oportunidades para grandes formatos 
A impressão jato de tinta de grandes formatos é um segmento interessante do negócio de impressão. Ela está crescendo e pode oferecer margens mais elevadas do que muitos outros segmentos e a tecnologia continua a evoluir para permitir ao cliente soluções ainda mais inovadoras. A Drupa 2012 será uma oportunidade imperdível para os fornecedores de serviços de impressão de todos os tipos investigarem a gama de opções a fim de entrar nesse lucrativo nicho de mercado. Os visitantes devem aproveitar ao máximo a chance de entender mais sobre equipamentos, tintas, soluções de acabamento e aplicativos na busca pelo melhor caminho para o lucro em novas possibilidades de negócio, ou procurar novas formas de melhorar os seus atuais serviços de grandes formatos. Os visitantes devem também olhar para “fora da caixa” e investigar as ferramentas e soluções que irão ajudar a simplificar as suas operações. A maioria dos fornecedores do mercado de grandes formatos, se não todos, oferece uma grande variedade de soluções de pré-impressão, fluxo de trabalho e acabamento que tornam o processo de impressão de grande formato mais eficiente e rentável.


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